O que é o câncer de mama?
Em novembro de 2022, o INCA divulgou o Relatório de Dados e Números sobre Câncer de Mama. O risco de desenvolver o câncer de mama ao longo da vida é real e, assim como diversas outras doenças, se prevenir é necessário para levar uma vida longe desse problema.
O relatório do INCA mostrou que após os tumores de pele, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil, principalmente no Sul e Sudeste. Só para o ano de 2023 são estimados 73.610 novos casos diagnosticados.
Diversos estudos comentam sobre 3 elementos importantes para a prevenção do câncer:
- Peso;
- Dieta;
- Exercício físico.
Vamos conversar um pouco sobre cada uma dessas recomendações a seguir. Acompanhe!
Mantenha um peso saudável
Cada fase da nossa vida terá uma necessidade diferente de peso. Estar dentro de uma faixa compatível com idade, peso e altura é fundamental para contribuir no combate ao câncer de mama.
Existe uma relação entre alto peso com o desenvolvimento desse tipo de câncer. Para mulheres que estão próximas ou já estão inseridas no período da menopausa, este marcador, inclusive, se destaca mais ainda quando falamos na probabilidade da doença.
E você quer saber qual a explicação científica para isso?
Existe uma substância chamada aramatose nas células gordurosas de nosso corpo e sua principal função é transformar hormônios masculinos em femininos. Logo, pense comigo: se há maior gordura no corpo, consequentemente, haverá mais enzimas aramatose produzindo hormônios femininos. E essa produção excessiva de hormônio feminino é um elemento forte para geração do câncer de mama.
Ter um controle de peso, e devidos exames laboratoriais com taxas de referências adequadas, é um importante indicador de cuidado para prevenção da doença.
Tenha uma dieta nutritiva
Ter uma dieta não quer dizer comer de uma forma regrada e sem graça. A prevenção de diversas doenças passa por equilibrar bem o consumo de carboidratos, proteínas, gorduras, açúcares e outras substâncias necessárias para nossa subsistência.
Ter um prato rico em cores ajuda na prevenção do câncer de mama. Inclua verduras e vegetais ricos em fibras, frutas variadas na sobremesa do almoço e grãos integrais.
Dica bônus: Consumir álcool com moderação ajuda no combate a diversas doenças.
Faça exercícios físicos
Ser ativo é um dos principais ganhos para quem realiza exercícios físicos com frequência. Existem recomendações de tempo e gastos calóricos para cada faixa etária, que contribuem para tornar a vida mais enérgica.
Balancear as atividades da rotina entre aquelas prazerosas que estamos habituados (ver séries na TV e ficar deitado na cama, por exemplo) e as que nos dão mais saúde é favorecer o desenvolvimento do nosso organismo no combate às doenças.
Dica bônus: Comece a fazer exercícios físicos aos poucos! Exemplos simples que você pode começar hoje mesmo: dar uma volta no quarteirão, fazer alongamentos na hora que desperta, subir e descer escadas por alguns minutos ou dançar! Fazendo isso você começa a combater o comportamento de sedentarismo!
Se cuide!
Por mais que você tenha uma vida ativa com a realização de exercícios e dieta balanceada, é importante você se lembrar de fazer os exames de rotina. Ter a consciência de se cuidar é um ato que só você pode desenvolver sobre seu próprio corpo.
Fazer o autoexame em casa, exames laboratoriais e de imagem, além de ter um acompanhamento com um médico mastologista é fundamental para prevenir e perceber qualquer alteração que possa se tornar uma complicação maior.
Para mulheres a partir dos 40 anos de idade é indicada a realização da mamografia anualmente. Esse exame avalia a presença de alterações mamárias que causem suspeitas.
Para pessoas entre 50 e 69 anos, podemos estender o prazo da mamografia de rastreamento para cada 02 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Entretanto, as sociedades médicas especializadas recomendam mantê-la anualmente.
A partir dos 70 anos, a indicação é individualizada, sendo sugerido manter este rastreamento na rotina de exames preventivos caso a mulher apresente saúde com expectativa de vida acima de 5 anos.
Assegurar tratamento mais ameno, acompanhamento qualificado e melhor resultado clínico-cirúrgico é possível!
A equipe do Dr. Rodrigo Barata realiza toda prevenção e tratamento das doenças mamárias com a realização de exames, punções, biópsias diagnósticas, cirurgias benignas, oncológicas e plásticas reparadoras, além das reconstruções mamárias.